MAEVE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

MAEVE

Mensagem por Convidad em Qui Ago 28 2008, 21:01


Das figuras femininas da Irlanda, Maeve é a mais espetacular. Ela era a deusa soberana da Terra com seu centro místico em Tara. Com o passar do tempo a cultura irlandesa mudou sob a influência cristã e então, Maeve foi reduzida a uma mera rainha mortal. Mas nenhuma mortal poderia ter sido como ela, "intoxicante", uma mulher "embriagante", sedutora, que corria com os cavalos, conversava com os pássaros e levava os homens ao ardor de desejo com um mero olhar.

Maeve, segundo a lenda, era uma das cinco filhas de Eochardh Feidhleach, rei de Connacht, uma mulher muito bela e forte, dotada de uma mente brilhante, estrategista hábil, talhada para enfrentar todo o tipo de batalhas. Era muito segura de sua feminilidade e sexualidade. Diziam que possuía um apetite sexual voraz, mas é um erro vê-la como inconveniente e lasciva que utilizava a satisfação sexual com a finalidade de ganho egoístico. Ela ofertava aos seus consortes uma taça de vinho vermelho como seu sangue. O vinho de Meave representava o sangue menstrual que era considerado como "o vinho da sabedoria das mulheres".

O Festival Pagão de Mabon era comemorado em sua honra. Durante estas festividades, aqueles que almejassem ser rei, aguardavam que Meave os convidasse à beber de seu vinho. Isto assegurava de que o homem para ser rei, necessitava ser versado no feminismo e nos mistérios das mulheres.Maeve foi considerada a Deusa da guerra similar a Morrigan, fez que seus guerreiros experimentassem as dores do parto de uma mulher.

Ela é a Rainha de Connacht, simboliza o poder feminino e é a personificação da própria Terra e sua prosperidade.
Shakespeare a trouxe à vida como Mab, a Rainha das Fadas. Em uma versão mais moderna, os ecologistas a converteram em Gaia, o espírito da Terra.

Na Antiguidade Celta, as mulheres se equiparavam aos homens. Possuíam propriedades e ocupavam posições de prestígio dentro da sociedade. Também não existia a monogamia nas uniões. A rainha Maeve do reino irlandês de Connacht era famosa por sua beleza e possessão sexual. Teve muitos amantes, a maioria eram oficiais de seu exército, o que assegurou de algum modo a lealdade de suas tropas. Muitos homens lutavam duramente nos campos de batalha por uma possibilidade de receber seus favores sexuais.Maeve é figura central de um épico irlandês "Tain Bo Cualngé".

O primeiro marido de Maeve, foi justamente o seu rival mais constante, o rei Conchobor Mac Nessa. Maeve foi-lhe dada em casamento como compensação pela morte de seu pai, mas para provar sua independência, ela o abandona. Conchobor, insatisfeito, encontra Maeve banhando-se no rio Boyne e a estupra. Em decorrência do fato, os reis da Irlanda se unem para vingar o ultraje. Nesta batalha, perde a vida Tinne, o então marido de Maeve.

A rainha de Connacht está sem rei, e por isso os nobres se reúnem e indicam Eochaid Dala para ser seu novo marido. Ela consente, desde que o marido não seja nem ciumento, nem covarde, nem avarento.

Certo dia, Maeve adota um garoto, o qual passa a integrar sua corte. Com o tempo o tal garoto cresce, tornar-se um hábil guerreiro e obviamente, torna-se seu amante. Eochaid não aceita bem a situação, assim como os nobres de Connacht, que tentam expulsar o rapaz da corte. Maeve consegue impedir e o jovem desafia o rei para um combate. Por ser um grande guerreiro, acabou matando o rei e assumindo o trono ao lado de Maeve. Esse é Ailill, seu marido mais importante, protagonista da nossa história...



Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MAEVE

Mensagem por Léo em Sex Ago 29 2008, 12:04

Puta q pariu!!!
Q história fantástica! Viajei d+. bounce

Holden, aprecio muito mitologias e história antiga. Nossa, mto show, curti msmo! Q bom q vc ainda aparece por aqui.


vlw

_________________
Razz

Léo
Baiano

Masculino
Número de Mensagens : 353
Idade : 35
Localização : Planeta 935
Humor : inteligente/sagaz
Data de inscrição : 09/05/2008

Ver perfil do usuário http://unagui.forumbom.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MAEVE

Mensagem por Convidad em Dom Set 07 2008, 21:21

Nesse meio tm coisas interessantes outras nem tanto.
Pra mim a parte positiva da mitologia e de outras formas de conhecimento mtas vzs ignorada pelo nossa "visão conservadora-limitada-piegas-ocidental" é q já existiram outras formas de analisar o mundo! Grandes sociedades se edificaram em paradigmas totalmente distintos da nossa e que pretensiosamente consideramos a mais evoluída. Qdo percebermos q a moral é variavel e manipulável com certeza poderemos colaborar prum mundo mais justo e "humano". Espero q seja em breve!


Um abraço para vcs!

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MAEVE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum